Saiba como montar um cardápio lindo e irresistível

Aqui é a Vicki do Profissão Gourmet e hoje nesse vídeo eu vou te dar dicas valiosas de como montar um cardápio físico para o seu negócio. Desde como deixá-lo mais atrativo e até mesmo o que escrever dentro dele. Continue lendo até o final, cada dica é muito valiosa e com certeza vai ajudar você a montar um cardápio lindo e irresistível.

Bom, o objetivo do seu cardápio é apresentar para o seu público os produtos que você oferece de uma forma simples, direta e que facilite a escolha. Em outras palavras, o cardápio é um dos pilares do seu negócio, sendo o seu cartão de visitas. Ele inclusive vai ajudar a formar a opinião do cliente, dando uma primeira impressão do local. Sabendo disso, é neste momento que geralmente os clientes decidem se vão continuar no seu estabelecimento, ou então partir para outro lugar.

Tipos de cardápios diferentes. Saiba como montar um cardápio para a sua hamburgueria.

Pode não parecer tudo isso, mas imagine a seguinte cena: é a primeira vez que você vai em uma determinada hamburgueria. Então você se senta na mesa e vê um cardápio todo descascando, vários itens riscados porque estão em falta e ainda por cima todo sujo e engordurado. Eu não sei você, mas eu iria repensar se realmente comeria ali ou não. Afinal, se o cardápio já é todo mal cuidado, como será então a cozinha deste local? Isso não é uma regra e nem todos pensam assim, mas é melhor não correr o risco, concorda? Por isso, mantenha seu menu impecável.

Use imagens: o cardápio ajuda abrir o apetite do cliente

Como você já pode imaginar, um cardápio atrativo tem a capacidade de potencializar o seu lucro, por estimular os sentidos dos consumidores no momento da fome. Para isso, uma excelente dica é colocar imagens reais do seu hambúrguer no cardápio. Fotos atrativas abrem ainda mais o apetite e também são capazes de despertar diversas emoções dentro da pessoa. Afinal de contas, a comida é, para a maioria das pessoas, algo extremamente emocional.

Sendo assim, utilize estas imagens ao seu favor para estimular a fome, harmonizando com cores que a psicologia das cores revela como estimulantes do consumo. Alguns exemplos são o amarelo, o vermelho e o laranja. Já se o seu local for mais requintado, cores como preto, bege, prata e dourado vão elevar ainda mais o seu menu.

Descrição: faça seu cliente imaginar os sabores

Além da aparência, outro detalhe importante está em como você descreve o seu lanche no cardápio. Em resumo, esta é uma boa oportunidade para você fazer o seu cliente imaginar como é a experiência de comer aquele hambúrguer. Veja a diferença entre duas descrições do mesmo produto:

Burger Tradicional com cebola
“pão, hambúrguer, bacon, cebola caramelizada e molho especial” 

ou então…

Burger “Não sei dizer não”
“Pão fofinho com crostinha crocante, hambúrguer de 180 gramas, fatias de bacon crocantes harmonizadas com cebola caramelizada e molho especial de ervas com queijo”.

A segunda opção provavelmente te convenceu mais e agregou muito mais valor, correto? Explicando melhor, ao longo da descrição do seu produto, você pode colocar algumas palavras como, saboroso, delicioso e suculento perto das imagens, estimulando a imaginação do seu cliente de como será o gosto daquele lanche. Apenas tome cuidado para não poluir demais o seu menu, ok?

Como montar um cardápio: fontes e estilos

Agora falando um pouco das fontes de escrita no cardápio, sempre opte pelas mais fáceis de se ler, tanto em formato quanto em tamanho. Aqui você pode testar várias pois existem uma infinidade de formatos, não precisa usar a primeira quadradona que aparecer no Word, escolha a mais estilosa possível.

exemplo de como montar um cardápio

Outra estratégia é deixar as ofertas em destaque, principalmente na parte superior do menu. Esta é uma excelente jogada de marketing porque além do cliente saborear um delicioso lanche ele vai ter a satisfação de economizar dinheiro. Esta é a dobradinha perfeita e abre mais chances dele voltar novamente. O custo-benefício ficará gravado na cabeça do seu consumidor, ou seja, “aquele lanche é muito gostoso e tem um preço justo”. 

Escolhendo valores

E falando em dinheiro, uma boa forma de não intimidar o consumidor é utilizar valores quebrados, como por exemplo R$ 14,90 ao invés de R$ 15,00. Mas é claro que o preço é um detalhe, o importante mesmo é proporcionar uma experiência agradável desde o momento de escolher o lanche até na hora de ir embora. Com boas experiências, dificilmente o seu cliente irá questionar o preço do seu produto.

Cuidados importantes para montar um cardápio

Outro ponto importantíssimo é o cuidado com os erros de português. Tenha sempre muita atenção ao descrever pratos e bebidas. Antes de mandar imprimir, mostre o seu cardápio para duas ou três pessoas e peça para que leiam com atenção, verificando se ficou algum errinho. E se você está abrindo um restaurante em outra cidade, também é válida uma outra dica, que pode soar até um pouco maluca: vá a outros restaurantes do seu ramo e verifique se os ingredientes têm o mesmo nome dos que você conhece. A variação de nomes é bem comum entre cidades e regiões e pode colocar você em uma saia justa.

Não entendeu? Então eu explico. Um exemplo é a mandioca, que em alguns lugares do país ela é chamada de aipim ou macaxeira. A salsicha em alguns lugares chama-se Vina. Todas as opções estão corretas, então escreva da forma que é mais conhecida na cidade, assim não vai gerar estranheza quando lerem o seu menu.

E aí, gostou do conteúdo? Calma que ainda tem mais, clica agora no imagem aqui embaixo que eu tenho um presentinho pra você. Eu vou enviar pro seu e-mail um e-book gratuito com muito mais dicas e estratégias pro seu negócio. Não perca essa chance, é de graça! 

Por hoje é isso, se ficou alguma dúvida ou sugestão escreve aqui nos comentários!

Até a próxima, abração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *